em

Expectativas Frustradas: Pacote de Estímulo Chinês Sem Detalhes

Nesta segunda-feira (8 de outubro), a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China (NDRC) realizou uma coletiva de imprensa reforçando o compromisso do Politburo* em acelerar a implementação de pacotes de medidas incrementais de política econômica. Essas ações terão foco em melhorar as condições de vida da população, impulsionar o consumo e aumentar a coordenação entre os órgãos governamentais.

A NDRC também destacou a necessidade de melhorar a coerência entre as políticas macroeconômicas e prevenir o abuso na cobrança de taxas e multas. Foi anunciado que alguns projetos de investimento para 2025 serão pré-aprovados até o final de outubro, e estuda-se a expansão do uso de títulos especiais do governo local (LGSB) como capital de investimento.

Embora muitos investidores estivessem na expectativa de um pacote de estímulo mais robusto, a falta de detalhes concretos foi vista com certa decepção. No entanto, o NDRC reafirmou que qualquer pacote de estímulo substancial exigirá esforços conjuntos de vários ministérios e dependerá amplamente de recursos fiscais.

A expectativa é de que medidas adicionais, como a emissão de títulos de longo prazo do governo central, sejam aprovadas ainda este ano, com a meta de aumentar a demanda interna, normalizar a inflação e restaurar a confiança do mercado. A vigilância agora se volta para as próximas reuniões do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo e para as decisões fiscais de 2025.

A reunião abordou temas críticos como a necessidade de fortalecer o apoio a projetos imobiliários e urbanização, bem como a aceleração de obras de infraestrutura. No entanto, não foi fornecido um número específico para o tamanho do pacote de estímulo em andamento, deixando os mercados à espera de mais clareza nas próximas semanas.

Essa movimentação reflete um esforço claro do governo chinês para sustentar o crescimento econômico em meio a desafios internos e externos, com foco em políticas que promovam o consumo e investimentos estratégicos em infraestrutura.

 

O artigo foi baseado nas informações extraídas do relatório Goldman Sachs intitulado “China (GS) – Post NDRC Meeting (8 October 2024)”, disponível no documento original.

*O Politburo, ou Bureau Político, é o órgão executivo máximo do Partido Comunista da China (PCC). Ele é responsável por tomar as principais decisões políticas e econômicas do país, supervisionando o desenvolvimento de políticas e a gestão do Estado. O Politburo é composto por cerca de 25 membros, incluindo altos líderes do partido e do governo, e seu papel é fundamental para definir as direções estratégicas do país.

Acima dele, apenas o Comitê Permanente do Politburo, que é composto por um número ainda menor de membros, incluindo o Secretário-Geral do PCC, que normalmente é o líder máximo da China, como o atual presidente Xi Jinping. As decisões do Politburo têm impacto direto nas políticas econômicas, sociais e de segurança da China.

 

Time Investfy

Escrito por Murilo

Amigo do clube, cuido da experiência dos membros Investfy.
Fã do mercado financeiro.

Investfy crew.

AutorPrimeiro ComentárioPrimeiro LoginPrimeira contribuiçãoLeitorComentarista

O QUE VOCÊ ACHOU?

Deixe um comentário