Olá, Investfy!!
Atendendo a alguns pedidos, hoje vou deixar uma visão de mais longo prazo do nosso querido Ibovespa.
Vamos lá!!
Ibovespa Semanal – Numa visão de floresta (mais afastada), percebe-se que o ibovespa, após a volta em “V” da covid, fez topo lá em junho de 2021 na região dos 131 mil pontos (sinalizado em azul) e, desde então, basicamente podemos dividir o movimento do ibovespa em 2 grandes períodos de lateralidade:

– novembro de 2021 à novembro de 2023: lateralidade com suporte na região dos 95k aos 100k e resistência na região dos 118k aos 122k (lateralidade de 2 anos de duração e amplitude de mais ou menos 26 mil pontos)
Depois de rompido esse range (em novembro de 2023), entramos em uma nova dinâmica de lateralidade:
–novembro de 2023 até atualmente, com região de suporte na faixa dos 118k aos 121k (antiga região de resistência da primeira lateralidade) e região de resistência na faixa dos 134k aos 141k (lateralidade de quase 2 anos de duração e amplitude de 23 mil pontos).
Aqui gostaria de chamar atenção para como tanto a amplitude como a duração desses movimentos são similares!!!
– amplitude: na primeria foram 26 mil pontos, enquanto que na atual temos uma amplitude de 23 mil pontos.
– duração: na primeira foram exatos 2 anos de duração até seu rompimento, na atual já temos 1 ano e 9 meses de duração.
Pela duração, talvez estejamos nos aproximando de um novo momento de definição!!
Segundo aspecto importante que gostaria de destacar é o formato gráfico que essa segunda lateralidade vem desenhando: alargamento de fundo plano (desenhado em vermelho).
Me atentei para essa possibilidade ao ver a grande amplitude da região de resistência dessa lateralidade (dos 134k aos 141k, quase 7k – o que é coisa demais!!).
Com isso, conectei uma linha de tendência ligando esses topos (nascendo nos 134k e tendo como segundo toque o topo subsequente na região dos 137.5k) e bingo!!!!
Essa linha de tendencia vem marcando os topos subsequentes do ibovespa, já tendo 4 testes como resistência!
Juntando-se os 2 fundos feitos pelo ibovespa na região dos 118k (junho de 2024 e janeiro de 2025), temos a dinâmica gráfica de um alargamento de fundo plano dominando a dinâmica atual do ibovespa no gráfico semanal.
Esse padrão, segundo o mestre Martin Pring, possui como lado mais provável de rompimento o seu fundo.
Obviamente, como tudo na Análise Técnica, pode vir a falhar!
Para tanto, o sinal mais claro seria um rompimento com convicção da linha de tendencia que liga os últimos topos do Ibovespa.
Até lá, seguirei a dinâmica do padrão, buscando, de forma geral, por compras na sua linha de suporte (linha que liga os fundos) e vendas na sua linha de resistência (linha que liga os topos).
A título de exemplo e curiosidade, recentemente tivemos esse mesmo padrão sendo ativado na wege3 no seu gráfico diário e gerando um belo movimento a favor do seu rompimento!!

Agora é esperar o gráfico mostrar o caminho!!
Para você, o padrão será confirmado (ou seja, veremos em algum momento o rompimento para baixo) ou não seguiremos o caminho mais provável e veremos uma falha do padrão (ou seja, rompimento para cima)??
Honestamente não sei, mas tenho quase certeza que o fluxo gringo vai dar o direcional. É seguí-lo com atenção e parcimônia.
Wege tem uma assimetria incrível, já o ibov acredito que pode andar mais forte antes das eleições e depois lateralizar acima dessa faixa que estamos hoje.