” Como decidimos que é a hora de operar chegou , como definimos nossas operações?”
Ao longo dos anos o que mais tenho observado é que uma parcela do mercado de varejo opera baseado em informações de terceiros, não que seja errado caso você esteja balizando uma tese em que você esta trabalhando, mas na maioria das vezes a decisão foi porque fulano ou beltrano entrou na operação e por ele ser mais experiente a sua decisão de operar baseado nessas informações foi a mais importante.
Nesse ultimo Rally observei isso acontecendo novamente, dessa vez deu certo , mas já vi muitas vezes isso dar errado e em seguida viver uma frustação por achar que todos estão ganhando menos eu.
Uma lição que sempre fica presente nessas ocasiões :
“ Ninguém pode te ensinar nada – você é quem precisa decidir aprender “
A equação é sempre a mesma:
Desejo + Repetição +Disciplina = Evolução Inevitável.
Quando damos mais atenção ao resultado do amigo, podemos esta cometendo um erro básico, que lá na frente pode ficar maior.
Ao focar nos resultados se comparando , estaremos saindo da técnica de deve ser a regra para a copia que inevitavelmente nos leva ao Fomo, ao prejuízo e muitas vezes a nossa saída .definitiva do mercado.
O mercado não ira me proporcionar uma ganho absurdo em um dia, mas ele poderá me arrebentar ao ponto de me expulsar do mercado .
Todo profissional com resultados positivos tem como regra operar dentro da sua técnica, técnica essa que foi forjada entre lucros maiores e perdas menores.
Esse profissional desenvolveu uma independência emocional , está blindado. Isso não significa que ele não lê, não ouve opiniões de terceiros, mas isso é usado para basear suas decisões e não influenciar de forma negativa. Sim ele também erra , mas quando isso acontece está dentro da sua disciplina rígida que ele segue fielmente.
O crescimento desse profissional está baseado no mérito dos seus resultados, que lhe permite em alguns momentos operar mais alavancado. Ele entendeu que não é a todo momento que se opera, ele esta pronto par qualquer situação de mercado, ele conquistou e não copiou..
Um resultado não se faz em um único mês e sim uma sequencia, que terá dias bons e dias ruins.
A busca por resultados sempre se comparando ao amigo nos leva a buscar resultados pelo ego e não pela técnica o que nos leva facilmente ao prejuízo / frustação.
Eu particularmente não falo, não pergunto e não desejo saber Volume X patrimônio de ninguém. Realidades diferentes não geram resultados iguais, mas técnicas e conhecimento nos levam e resultados próximos percentualmente falando e seguindo % x patrimônio. Minha busca está em aprender e melhorar meu conhecimento para executar as teses que o mercado proporciona.
Operar no MF é uma constante de decisões solitárias, mesmo estando dentro do clube a decisão final será só minha e só.
Entender
- Como e não porque
- Ciclos , contexto de mercado e sazonalidades
- performances relativas
- O melhor perdedor vence
- Porque os mercados se movem e muito mais
É uma tarefa que requer dedicação , tempo. Preciso evoluir no aprendizado e não copiando.
Fica uma questão
“O quanto você se dedica para atingir sua independência técnica / emocional X O resultado que deseja”
Precisamos ouvir mais e não apenas escutar.
2026 começa agora , logo sairá as definições das candidaturas. Ano de vol que poderá gerar ótimas oportunidades pelas nossas próprias decisões.
Abs
Haack.







Excelente Haack, falou tudo… Direto ao ponto, todos deveriam ler ! abs.
Muito bom Mestre Haack! Aquele só segue e não se desenvolve, mais cedo ou mais tarde leva ferro no MF…
Excelente! Valeu, Haack!