em

PRODUTIVIDADE BRASILEIRA AMARGA LANTERNA MUNDIAL – MC 10/02/26

PRODUTIVIDADE BRASILEIRA AMARGA LANTERNA MUNDIAL – MC 10/02/26

Por Anderson Nunes – Analista Político.

O Brasil busca atrair investimentos em tecnologia e saúde enquanto tenta reverter o histórico atraso na eficiência de sua força de trabalho.

PRODUTIVIDADE NACIONAL

O Brasil ocupa a 94ª posição em produtividade em um ranking global da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e fica atrás de vizinhos como Argentina e Uruguai. A eficiência do trabalhador brasileiro é inferior a um terço da registrada nos Estados Unidos e mostra o impacto do atraso educacional e da falta de tecnologia no setor produtivo. A baixa competitividade impede o crescimento sustentável do PIB e limita o aumento real dos salários no longo prazo em um momento que o país avalia a redução da jornada de trabalho.

JORNADA DE TRABALHO NO CONGRESSO

Hugo Motta encaminhou a proposta de fim da escala 6×1 para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Apesar do avanço institucional, a previsão é que a votação final do texto ocorra apenas ao longo de 2026. O governo pretende pressionar para aprovar a PEC durante o mês de maio, como marco de comemoração do dia do trabalhador (01/05). Não há definição de qual texto será apreciado e aprovado na CCJ e o governo irá pressionar para não modificarem a ideia de redução da jornada de trabalho 4×3. A tendência é pela aprovação da redução da escala de trabalho de 5×2, com a redução de 44 para 40 horas semanais.

INCENTIVO AOS DATA CENTERS

A Câmara vota o regime tributário especial para atrair centros de dados ao país com foco em infraestrutura tecnológica e digital. A proposta oferece benefícios fiscais para empresas que instalarem essas operações no território nacional para impulsionar a inteligência artificial brasileira.

DIPLOMACIA PRAGMÁTICA

O presidente Lula sinalizou que evitará confrontos diretos com o governo de Donald Trump e defendeu que o Brasil tome decisões baseadas apenas em seus próprios interesses. O petista rejeita a lógica do unilateralismo e busca manter o país afastado de disputas territoriais ou ideológicas entre grandes potências globais. Essa postura foca na preservação das relações comerciais e na manutenção do Brasil como um mediador relevante no cenário internacional.

MEDICAMENTOS DE INTERESSE PÚBLICO – MONJAURO

Os parlamentares aprovaram o regime de urgência para o projeto que classifica a tirzepatida como substância de interesse público para facilitar o acesso ao tratamento. Se a quebra da patente for confirmada o uso do remédio será estendido para pacientes com sobrepeso e riscos cardiovasculares comprovados. A medida visa reduzir a pressão sobre o sistema público de saúde ao baratear medicamentos modernos que combatem doenças metabólicas graves.

EVENTO DO BTG PACTUAL

Fernando Haddad e o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, abrem um seminário que reúne a profissionais do mercado financeiro e investidores para discutir o cenário econômico de 2026. A expectativa maior recai sobre Gabriel Galípolo, que amanhã deve detalhar a estratégia do Banco Central após confirmar o início do ciclo de quedas nos juros.

RADAR CORPORATIVO

  1. A montadora Ferrari revelou imagens do seu primeiro veículo esportivo elétrico Luce com preço aproximado de R$ 2,7 milhões.
  2. A Anvisa emitiu um alerta sobre riscos de pancreatite associados ao uso de medicamentos emagrecedores sem acompanhamento médico profissional.
  3. O aplicativo Discord exigirá validação facial de idade para restringir o acesso de menores a conteúdos adultos a partir de março.
  4. Vale: A mineradora conseguiu reverter pedidos judiciais de bloqueio que somavam R$ 2,8 bilhões, mantendo apenas uma pendência menor em relação a danos ambientais.
  5. Raízen: A companhia teve sua nota de crédito rebaixada por agências de risco após buscar assessoria para reestruturar sua dívida e capital.

O Canal Auxiliando usa as seguintes fontes de notícias: ‘Monitor do Mercado, BDM, Broadcast, Valor Econômico, Folha de São Paulo, Estadão, O Globo, BM&C, B3, Revista Oeste, Poder 360, Money Times, Agência CMA, Agência Brasil, Bloomberg, Infomoney, CNN, The Washington Post, The Wall Street Journal, Fox Business, Reuters, Oil Price, Investing e Yahoo Finance’.

Contribuidor

Escrito por Anderson Nunes

Especialista em análise política. Há mais de 7 anos operando no mercado financeiro, com formação em engenharia e em gestão pública. Investidor com grande experiência em opções e conhecedor do cenário político brasileiro e sua influência sobre o mercado financeiro. Comando diariamente o programa Canal Auxiliando no YouTube passando um overview do mercado, traduzindo as complexidades das informações de Brasília em análises precisas e diretas, que podem ser utilizadas nas decisões de investimentos

AutorPrimeiro LoginPrimeira contribuiçãoPrimeiro ComentárioLeitor

O QUE VOCÊ ACHOU?

Deixe um comentário

Um comentário