em

TRAP – uma armadilha no gráfico.

Olá clube, 

Você já entrou em uma operação e logo em seguida o mercado aciona seu stop rapidamente? 

Possivelmente você caiu em uma trap, ou armadilha.

O seu conceito é acionar um gatilho de entrada, (principalmente as mais usadas pelas pessoas físicas) e no candle seguinte o mercado fazer um movimento contrario a essa entrada acionando os stops e gerando liquidez.

Existem vários lugares onde pode ser gerado uma trap, a mais comum ocorre em topos e fundos onde muitas pessoas acabam comprando rompimento, esse fundo é violado como na foto mas no candle seguinte ele perde a máxima do candle que acionou a entrada dos vendedores de rompimento de fundo, isso é potencializado quando esse fundo é a mínima do dia anterior.

A Trap pode ocorrer também em medias móveis mais usadas como as medias de 9, 20 e 50 periodos, vwap seria outro exemplo de media que pode ocorrer trap, sempre no mesmo conceito de violar a media e em seguida fazer um movimento contrario.

Em retrações de fibonacci principalmente a retração de 61,8% também pode ocorrer trap.

As traps são geradas pelos institucionais sempre que eles precisam gerar liquidez, seja para continuar o movimento de tendência, (ocorrendo geralmente nas médias) ou em momentos de consolidação e distribuição, ocorrendo mais em topos/fundos e falso pivô.

O famoso trader AL BROOKS menciona em seus estudos que cerca de 78% dos rompimentos de fundos/topos no intraday acabam falhando, a maioria deles em forma de  trap.

Investidor Novato

Escrito por Vitor Húngaro Sampaio Aguillar

Grafista, operador de futuros, ações e opções.

Primeiro LoginPrimeira contribuiçãoPrimeiro ComentárioLeitor

O QUE VOCÊ ACHOU?

Deixe um comentário

11 Comentários