em

Tutorial – MaxPain

Visão Geral da ferramenta

Identifique o ponto crítico de máxima perda em opções, veja o preço de exercício onde as perdas dos investidores são maiores. Ideal para estratégias de venda coberta, especialmente com opções semanais. Uma visão ainda mais clara para antecipar e ajustar suas estratégias com precisão.

Interface da Ferramenta

Estes são os itens visuais compostos na tela:

  • Item de seleção do ativo: poderá ser selecionado o ticker do ativo desejado.
  • Item de seleção do vencimento: poderá ser selecionado a data do vencimento de opções.
  • Seleção da temporalidade: poderá ser selecionado temporalidade da visualização, D-1, D5 ou D-15. Observação: essas temporalidades estão disponíveis em alguns casos.
  • Valores de “nocional”: o valor de nocional é exibido à esquerda na vertical do gráfico.
  • Strikes: evolução dos strikes aparecem na parte de baixo em horizontal no gráfico.
  • Gráfico verde: gráfico para exibir o valor do MaxPain em D-1.
  • Gráfico azul claro: gráfico para exibir o valor do MaxPain em D-5.
  • Gráfico azul escuro: gráfico para exibir o valor do MaxPain em D-15.
  • Tabela diária: essa tabela possui 3 colunas com a data, valor do MaxPain e a cotação.

No vídeo abaixo esses detalhes são explicados melhor pelo João Ascoli:

Na imagem acima:

No destaque em vermelho: caixa de seleção do ativo.
No destaque em amarelo: caixa de seleção do vencimento.
No destaque em verde: seleção do período, três disponíveis, D-1, D-5 e D-15.

Na vídeo abaixo o significado você poderá entender melhor o que significa o gráfico em sorriso:

Entenda a importância do vencimento semanal no vídeo:

Na imagem acima:

No destaque em vermelho: o valor notional indica a exposição total ao mercado que essa posição representa.
No destaque em amarelo: faixa de preço. Nessa faixa encontram-se diversos pontos deoperações.
No destaque em verde: o gráfico do MaxPain em forma de sorriso, onde o lado esquerdo estão as operações vendidas e o lado direito as compradas. O ponto de inflexão no centro representa o MaxPain.
No destaque em azul: colunas com 3 destaques que mostram o desenvolvimento do MaxPain durante o período, data, valor da dor máxima e a cotação atual do ativo.

Interpretação de dados

Os dados são originados no mercado e avaliados no algoritmo proprietário da Investfy. O MaxPain não é afetado por gregas ou volatilidade implícita. Seu cálculo considera apenas os strikes e contratos em aberto de calls e puts.

Valor de “notional”: o valor de notional é apenas ilustrativo e não exerce poder decisivo.

Strike: os strikes ajudam a visualizar a evolução do MaxPain, porém não exerce poder decisivo.

Valor do MaxPain: o valor é o ponto de inflexão no gráfico em forma de sorriso.

Gráfico: o gráfico em forma de sorriso pode ser interpretado da seguinte forma, o lado esquerdo é a ponta vendedora e o lado direito a ponta compradora, o ponto de inflexão é onde está a “dor máxima” ou o MaxPain como dito anteriormente.

No vídeo abaixo você pode conferir a dúvida de um aluno sobre algumas estratégias a serem usadas com o MaxPain:

Estudo de caso

Exemplos Práticos: BOVA11

No exemplo acima em BOVA22, podemos observar o MaxPain em 120.000,00, isso significa que o preço tende a buscar esse patamar próximo ao vencimento de opções.

Neste caso, uma boa utilização seria a venda coberta de calls nos 130.000,00 capturando o prêmio e auxiliando rentabilidade de carteira. Uma estratégia de trading.

Para puts não seria indicado, já que é uma estratégia com risco elevado.

Planejamento de Estratégias de Expiração:

  • Posicionamento de Opções: operadores podem usar o ponto de MaxPain (R$127.000,00)para decidir onde posicionar suas opções de compra ou venda, especialmente à medida que a data de expiração se aproxima. Se o preço atual do ativo subjacente está próximo do MaxPain, pode-se esperar que ele continue próximo a este valor até a expiração.
  • Ajustes em Posições Atuais: se os operadores já possuem posições abertas, eles podem ajustar suas estratégias de hedge ou rolar suas opções para strikes diferentes com base na expectativa de onde o preço pode convergir na data de expiração.

Decisão de Venda ou Compra de Opções:

  • Vendedores de Opções: os vendedores de opções (writers) podem usar o MaxPain para identificar os níveis de preços onde é mais provável que as opções expirem sem valor, maximizando assim seu lucro. Eles podem vender opções em strikes próximos ao MaxPain, esperando que o preço do ativo subjacente termine nesse ponto.
  • Compradores de Opções: compradores podem evitar strikes próximos ao MaxPain, pois a probabilidade de lucro pode ser menor. Eles podem optar por strikes mais afastados, onde a recompensa potencial é maior, mesmo que o risco também aumente.

Análise de Sentimento do Mercado:

  • Identificação de Posições Extremas: o gráfico pode ajudar os operadores a identificar onde a maior quantidade de opções está concentrada, sugerindo os níveis de preços onde o mercado tem expectativas. Mudanças na curva de MaxPain ao longo do tempo podem indicar mudanças no sentimento do mercado.

Exemplos Práticos: PETR4

No caso de PETR4, temos o MaxPain em 38,00. Ou seja, o ponto de exercício no dia do vencimento poderá ser de 38,00.

Vamos utilizar um exemplo simples com estratégia de venda de call:

Poderia ser vendido calls aos 42,00. Capturando um prêmio menor e, consequentemente, um risco de exercício menor.

Poderia ser vendido calls aos 40,00. Capturando um prêmio maior em compensação, incorrendo em um risco maior de exercício.

Veja outro exemplo no vídeo abaixo:

Dicas e melhores práticas da ferramenta

Dicas para Iniciantes e Boas Práticas 

  • A ferramenta é adequada para vendas cobertas.
  • Busque ativos com maior liquidez em opções, a baixa liquidez distorce o preço dos ativos.
  • Observe atentamente o vencimento escolhido. Vencimento semanais possuem baixa liquidez o que gera distorções nos resultados.

Glossário de termos

Lista de termos técnicos utilizados na ferramenta com suas definições.

  • Gregas: As “gregas” são medidas utilizadas para avaliar os diferentes tipos de risco envolvidos na negociação de opções. Elas são chamadas assim porque muitas delas são representadas por letras do alfabeto grego. Cada uma das gregas quantifica uma dimensão específica do risco associado a uma opção ou a uma carteira de opções.
  • Volatilidade implícita: A volatilidade implícita é uma medida da expectativa do mercado sobre a volatilidade futura de um ativo subjacente, derivada dos preços das opções. Ela reflete a estimativa dos investidores sobre a magnitude das flutuações de preço do ativo até a expiração da opção. Geralmente, uma maior volatilidade implícita indica maiores expectativas de movimento de preço, aumentando os prêmios das opções. É um componente crucial na precificação de opções e pode influenciar decisões de compra e venda.
  • Ticker: O ticker é um código único atribuído a uma empresa ou ativo financeiro, usado para identificar e negociar ações, opções, e outros instrumentos em bolsas de valores.
  • Notional: O valor notional em opções é o valor total teórico de uma transação ou posição baseada no preço de exercício e na quantidade de ativos subjacentes envolvidos no contrato de opção. Ele ajuda a entender a magnitude financeira da posição de opções, apesar do capital real comprometido ser geralmente menor devido à alavancagem.
  • D-1, D-5, D-15: O período D-1 é equivalente ao dia anterior, e consequentemente D-5, cinco dias anteriores, iniciando a contagem no último pregão.
  • Ponto de inflexão: O ponto de inflexão é um ponto em uma curva onde a concavidade (ou curvatura) muda de direção. Em termos práticos, nos gráficos financeiros ou em análises matemáticas, o ponto de inflexão pode indicar uma mudança importante na tendência, como de uma tendência de alta para uma tendência de baixa, ou vice-versa.
  • Strike: O strike (ou preço de exercício) é o preço predeterminado ao qual o comprador de uma opção pode comprar (no caso de uma opção de compra) ou vender (no caso de uma opção de venda) o ativo subjacente, durante um período específico ou na data de vencimento.

Aula completa em vídeo:

Time Investfy

Escrito por Investfy

AutorComentaristaPrimeiro LoginPrimeiro ComentárioPrimeira contribuiçãoLeitor

O QUE VOCÊ ACHOU?

Deixe um comentário

4 Comentários