em

GIRO PELOS GRÁFICOS (Radar Gráfico)

Boa tarde, clube.

Carnaval chegando ao fim e amanhã voltamos a programação normal a partir das 13 horas (com a retomada do pregão).

Assim sendo, vou compartilhar minha preparação para esta retomada com a visão mais curta de alguns ativos mais pesados (em % de participação) da nossa bolsa.

1 – Ibovespa:

Na última quarta feira rompeu lateralidade (correção do preço no tempo que permitiu a mm8 chegar nos preços e a mm20 se aproximar dele) e foi direto ao alvo 1 da sua projeção.

Após esse rompimento (e alcançar o alvo 1 da projeção de fibo), na quinta e na sexta feira fez movimento de correção , sendo que na sexta feira deixou um candle comprador e que pode ser um pullback na região de rompimento (topo da lateralidade – bipolaridade) e mm8.

Se não perder a mínima da sexta feira e romper a máxima desse candle martelo (fechar acima dela) teremos um trigger técnico de retomada da tendencia de alta rumo ao último topo e, depois, nos 100% da lateralidade rompida.

Por outro lado, a perda da mínima da sexta desconfigura possível volta da tendencia no curtíssimo prazo (próximo ponto de apoio seria na mm20 ascendente – pouco abaixo da mínima de sexta feira).

2 – Itub4:

Itaú fez um movimento gráfico bem similar ao do Ibovespa.

Lateralidade e rompimento desta na última segunda feira (2 dias antes do ibovespa romper sua lateralidade).

Na quinta e sexta feira, itub4 também fez um movimento de pullback até a região de rompimento e mm8, deixando, assim como o ibovespa, um candle martelo que, pela região técnica, pode indicar movimento de pullback e retomada da tendencia (desde que rompa/ feche acima da máxima da sexta feira).

O a perda da mínima da sexta feira desconfigura retomada de tendencia no curtíssimo prazo e teria próximo ponto de apoio/suporte na mm20 ascendente.

3 – BBDC4:

Depois da divulgação do último resultado trimestral, bradesco voltou na mm20 e retração de 50% da última pernada de subida, onde encontrou suporte (circulo laranja).

Retomou a tendencia curta (mm20) e rompeu a retração de 38,2%, abrindo volta a região de topo do fibo (regiao dos 22 reais).

Na quinta e na sexta feira fez movimento de pullback na retração de 38,2% rompida + mm20 ascendente, onde voltou a entrar pressão compradora (deixando um candle dragonfly/libélula).

O rompimento da máxima da sexta enseja trigger tecnico para retomada da subida rumo aos 22 reais.

A perda da mínima da sexta feira + mm20 seria preocupante sob o ponto de vista da tendencia mais curta.

4- BPAC11:

Desde janeiro de 2025, bpac11 vem trabalhando neste canal de alta (desenhado em azul).

A mm50 (sinalizada no traço amarelo) é a média mais forte condutora da tendencia (nesse período do canal de alta só fechou abaixo dela em um unico período, tendo 5 testes em que ela marcou fundo no papel).

Recentemente, após chegar na linha de retorno do canal, mais uma vez engatou processo corretivo e voltou na região da mm20 e bem próximo da regiao da mm50.

Na última sexta feira deixou ARMADA uma trap de compra na mínima marcada pela linha amarela, fechando na máxima do dia (em um pregão ruim para o Ibovespa).

Amanhã (quarta feira, dia 18/02/26), se VIOLAR a máxima de sexta feira (preço de fechamento da sexta feira), ativa a trap de compra armada na última sexta feira abrindo os alvos da projeção em verde.

É o meu destaque para trade curtíssimo!

A perda da mínima de sexta abre retorno na mm50 do diário (como próxima região de suporte).

5 – PETR4:

No último forte impulso de alta, petr4 rompeu região de resistencia importante.

Lateralizou, de modo que permitiu uma correção do preço no tempo e a aproximação das médias mais curtas (notadamente a mm20 verde).

Na última sexta feira, voltou a região de fundo dessa lateralidade (suporte) e a mm20 ascendente já vem se aproximando dos preços.

Fico atento agora a um eventual powerbreakout nessa mm20 (preço retomando movimento direcional da tendencia ao encontrar a mm20).

Se perder a mm20, pode acelerar correção rumo a última região de resistencia mais forte rompida (regiao dos 33,50).

6 – VALE3:

Vale3 vem um uma tendencia de alta muito forte que se iniciou no segundo semestre de 2025.

Desde então, no grafico semanal, vem sendo conduzida pela mm8 ascendente e em NENHUM MOMENTO perdeu essa média.

Atualmente a mm8 semanal encontra-se nos R$80,14, ou seja, o ativo está bem afastado desta média curtíssima, o que mostra a força do movimento, mas também aumenta o perigo de eventuais correções do ativo (uma volta até essa média, sob perspectiva semanal, seria extremamente normal e saudável!).

No gráfico diário, a forte tendencia de alta iniciada no segundo semestre do ano passado foi conduzida na maior parte do tempo pela mm8 e, quando essa média era perdida, a mm20 segurava o barulho e não deixava a tendencia/preço fraquejar para além dela (foram 2 voltas na mm20 nesse período com reação da tendencia).

Na última sexta feira, o preço voltou a se aproximar dessa mm20 do diário, onde encontrou alguma pressão compradora no intraday, deixando um candle martelo nesta região.

A superação da máxima da sexta (sem perder a mínima da sexta) será um bom sinal técnico para retomada da tendencia e seguir a dinamica iniciada lá no segundo semestre do ano passado.

Por outro lado, a perda da minima da sexta feira e da mm20 do díario não seria um bom sinal para o curto prazo e pode ensejar uma volta até a mm8 lá do gráfico semanal!!

Muita atenção nessa mm20 do diário (para trades curtos!!!!!!).

OBS: Enquanto escrevo esse artigo, a vale3 vem caindo forte no pregão americano (por volta de -5%).

Contribuidor

Escrito por Victor Franzotti Branco

Advogado de formação e Trader Profissional.
Apaixonado pelo mercado financeiro e especialista em análise técnica clássica, tendo como principal referência os ensinamentos de Martin J. Pring.

AutorPrimeiro LoginPrimeira contribuiçãoPrimeiro ComentárioLeitor

O QUE VOCÊ ACHOU?

Deixe um comentário

2 Comentários