em

Panorama Semanal: Ata do FOMC, IBC-Br e Balanços no Radar

Qual caneta movimentará os mercados esta semana?

Destaques da semana:

– Ata do FOMC
– IBC-Br
– Balanços de Banco do Brasil e Vale
– PMI’s americano

Brasil

A semana deve ser um pouco mais tranquila, a menos que Lula solte alguma declaração polêmica que possa abalar ainda mais o já frágil cenário fiscal. A economia brasileira segue mostrando sinais de desaceleração, com os últimos dados de produção industrial, varejo e serviços vindo negativos em dezembro.

Na segunda-feira, o Banco Central divulga o IBC-Br, considerado uma prévia do PIB, e a tendência é que confirme esse viés de fraqueza na atividade econômica. No mesmo dia, sai o Boletim Focus, que deve trazer poucas mudanças nas projeções para inflação, juros e câmbio, mas pode ter uma revisão para baixo do PIB de 2025 e 2026, refletindo o impacto do aperto monetário.

Enquanto isso, a temporada de balanços ganha força na B3, com resultados de pesos-pesados como Banco do Brasil, Vale e BB Seguridade.

Estados Unidos

Os mercados americanos estarão fechados na segunda-feira por conta do feriado, mas isso não significa uma semana sem emoções. Investidores estarão atentos aos discursos de membros do Fed, especialmente após o dado de inflação ao consumidor acima do esperado na semana passada. A ata da última reunião do FOMC também será divulgada e pode trazer mais pistas sobre os próximos passos da política monetária.

No final da semana, saem as prévias dos PMIs (Purchase Management Index) de fevereiro para os EUA, um indicador essencial para medir a atividade econômica no país.

Na temporada de balanços, o destaque fica para duas gigantes com presença forte no Brasil: Nubank e Mercado Livre.

Resto do Mundo

No Japão, no domingo, sai a prévia do PIB do quarto trimestre, enquanto na China, na terça-feira, serão divulgados os preços dos imóveis, um dado essencial em meio à crise no setor imobiliário do país.

Já no final da semana, serão divulgadas as prévias dos PMIs de fevereiro para Japão, Reino Unido, Alemanha, França e Zona do Euro, ajudando a medir o ritmo da atividade econômica global.

Time Investfy

Escrito por Murilo

Amigo do clube, cuido da experiência dos membros Investfy.
Fã do mercado financeiro.

Investfy crew.

AutorPrimeiro ComentárioPrimeiro LoginPrimeira contribuiçãoLeitorComentarista

O QUE VOCÊ ACHOU?

Deixe um comentário

Um comentário