em

Primeiro Round da Eleição Americana

Todos sabem da importância da eleição americana, um evento que afeta o mundo inteiro, e essa disputa começa hoje, com o primeiro debate entre Trump e Biden. É uma eleição com dois candidatos importantes: o atual presidente e o ex-presidente. Um cenário nada definido.

O trade eleitoral americano afeta todos os mercados do mundo, até porque estamos falando do principal motor da economia global. O que acontece por lá, no micro ou macro, acaba afetando todos. Obviamente, aqui no Brasil não seria diferente.

Destaco alguns pontos onde devemos ter mais atenção:

Ativos em um cenário de vitória democrata ou republicana:

Uma vitória democrata pode gerar expectativas de políticas econômicas mais regulatórias e estímulos fiscais focados em energia limpa e infraestrutura, o que pode beneficiar setores específicos como energia renovável e construção. Por outro lado, uma vitória republicana pode ser vista como favorável para o setor financeiro e cases consolidados, devido à expectativa de menor regulamentação e política de taxas.

Trade War:

A possibilidade de uma nova guerra comercial, especialmente com a China, pode ser um problema e afetar a volatilidade nos mercados. Barreiras comerciais afetam cadeias internacionais, aumentam custos e diminuem a confiança do mercado. Ainda é cedo para entendermos quem serão os beneficiados e prejudicados nesse cenário.

Impacto no Dólar:

Como moeda de base global e extremamente influenciada pela política americana, o dólar também é afetado pelo processo eleitoral. Historicamente, os governos republicanos são mais pró-dólar, especialmente através de políticas macro. Esse é um ponto que afeta muito os mercados emergentes e o mercado brasileiro.

Como estamos falando há tempos, o segundo semestre será volátil, mas cheio de oportunidades. Estaremos discutindo nas nossas reuniões, nos próximos meses, cases no Brasil e no mundo que serão beneficiados ou prejudicados nesse processo eleitoral americano.

Contribuidor

Escrito por João Ascoli

Primeiro LoginPrimeira contribuiçãoPrimeiro ComentárioAutor

O QUE VOCÊ ACHOU?

Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Sensacional o resumo do querido @joaoascolid . Ontem foi muito triste ver o nivel de baixeza que o Partido Democrata chegou, ao colocar a senilidade de Joe Biden exposta para todo o mundo. Foi uma vergonha o que fizeram. Para mim caem na incredulidade, mas problema é q o ser humano em geral não tá preocupado. Trarão a solução com outro nome que agrade aos Big Players e financiadores dos DEM.