em

Tutorial – Sonar

Visão Geral da ferramenta:

Detecte como os grandes players estão posicionados no mercado, com o Sonar, visualize zonas de preço críticas, essenciais para quem quer investir e operar com mais assertividade. O Sonar através de um algoritmo proprietário, identifica a posição de grandes players, com concentração financeira no mercado de opções.

Menu Principal:

A tela principal é composta por 2 botões – um para selecionar o ticker do ativo subjacente (ação, ETF, dólar, criptos ou Ibovespa), e outro para selecionar o vencimento da opção.

A tela também é composta pelos seguintes itens visuais:


  1. Confiabilidade

Composto por 5 estrelas, que vão indicar a confiabilidade das posições daquele determinado ativo, baseado na liquidez das opções relacionada com o volume financeiro negociado por dia naquele ativo.

Quanto maior a confiabilidade, maior será a necessidade de ajuste de hedge por parte de arbitradores (que dão liquidez para as opções), ou seja, o ativo seguindo o direcional da posição, tende a ganhar mais impulso pela necessidade de compra ou venda no mercado à vista por parte dos arbitradores e market maker.

2. Fechamento anterior:

Composto pelo valor de fechamento do ativo subjacente no dia anterior.

3. Valores na lateral esquerda:

Os valores na lateral esquerda representam o preço (strike) da opção.

4. Datas em colunas:

São sete datas em colunas, que correspondem aos últimos sete pregões.

5. Indicativo de força:

Existe um índice indicado no canto inferior esquerdo, a cor varia de mais clara a mais escura indicando a força da posição. Cor vermelha viés vendedor, cor azul viés comprador

6. Barras indicativas e suas cores:

As barras indicativas em horizontal nos trazem o tamanho das posições em determinados níveis de preço e sua relevância.

Isto é calculado por um algoritmo proprietário, gerando um número que chamamos de SONAR Score, que vai definir o tamanho da posição.

Já as cores são de acordo com o indicativo de força por concentração financeira assim como os sinais + e -. Nele é possível identificar se a posição financeira está concentrada na mão de poucos players ou diluída em vários. Quanto maior a concentração, maior tende a ser a assertividade da posição.

7. Largura:

O tamanho das barras indica a quantidade, que deve ser analisada juntamente com a coloração.

8. Cores:

Cores em azul são predominância de compra, em vermelho predominância de venda. Branco significa neutralidade entre titulares e lançadores, mostrando que não existe concentração financeira na mão de poucos players.

Na imagem acima:

Destaque em verde: Lista selecionável (suspensa) com os ativos disponíveis para consulta.

Destaque em azul: Lista selecionável (suspensa) com a data do vencimento de opções.
Obs.: Note que os ativos que possuem vencimento semanal, terá disponível as datas dos vencimento semanalmente. Os que não possuem, as datas disponíveis serão as dos vencimentos mensais.

Destaque em amarelo: O índice de confiabilidade que varia de 1 a 5 estrelas.

Destaque em vermelho: Este valor indica o preço de fechamento do ativo no dia anterior.

Na imagem acima:

Destaque amarelo: Cada coluna representa a acumulação das operações de grandes players na data indicada.
Neste caso, o Sonar demonstra visualmente a evolução dos sete últimos pregões.
As operações são acumulativas, ou seja, nas datas visíveis há dados de operações anteriores que são somadas ou subtraídas, à medida que as opções são negociadas.

Destaque em verde: Os valores dos strikes das opções disponíveis para o ativo.

Tratamento de dados:

Os dados são originados no mercado e avaliados no algoritmo proprietário da Investfy.

Na imagem acima:
Cor azul escura = viés direcional comprador com altíssima concentração financeira.

Cor azul clara = viés direcional comprador com baixa concentração financeira

Cor vermelho escuro = viés direcional vendedor com alta concentração financeira.

Cor vermelho claro = viés direcional vendedor com baixa concentração financeira.

Cor branca = neutralidade, a posição está diluída entre os titulares e lançadores.

O número 11.807,58, na imagem acima, é uma resultante do nosso algoritmo proprietário. É um indicador desenvolvido para que seja possível metrificar e comparar o tamanho da posição ao longo do tempo.

Na imagem acima, as barras brancas indicam neutralidade, não sendo possível afirmar que o poder financeiro está na mão de poucos players. 

Acima vemos um exemplo de viés comprador forte e com concentração financeira.

Identificação de Grandes Players:

O tamanho das barras tem relação direta com a quantidade de contratos de opções em aberto, ponderado por fatores como delta e notional (strike dos contratos).

Exemplo: Há um grande players, seja ele institucional ou não, lançando, ou seja, vendendo opções do tipo CALL em um determinado ativo, enquanto há centenas de players comprando a call deste lançador. O SONAR identifica uma concentração vendida nesse ativo, sendo ela a concentração financeira na mão do titular em detrimento dos lançadores. 

É fato que alguém que lance uma quantidade muito grande de opções para vários titulares, deva ter mais informações e capacidade de mover o mercado do que dezenas de investidores isoladamente.

Exemplo Prático

  • Exemplo Dólar.

Nessa situação podemos ver que o Sonar do Dólar sempre aparecem barras de coloração branca (neutra), isso se deve ao fato de que as operações em opções de dólar são praticadas por players institucionais, ou seja, o algoritmo do Sonar identifica que todas as operações são realizadas por um player com o mesmo tipo de força.

Podemos observar as apostas do final do mês de julho, sendo a maior posição em 5700,00 (5,70).

Observe na imagem que o fechamento no dia 01/08, quando é o vencimento dos contratos de opções do dólar, o ativo fechou em 5,73, confirmando as opostas apontadas nos dados colhidos pelo Sonar.

  • Exemplo ações

  • Exemplo identificando strikes

  • Opções semanais

  • Barras iguais para lado vendedor e lado comprador

  • É possível identificar barreiras?

Dicas e melhores práticas.

Dicas para Iniciantes:

  • Comece acompanhando um ativo, acompanhe a evolução dos gráficos no Sonar durante pelo menos 7 dias, para estudar e entender os movimentos.
  • Faça comparativos com gráficos da ação, observe volume e tendência do papel.
  • Fique atento a possíveis gatilhos no papel que está acompanhando, eles podem ser notícias, divulgação de resultados ou influências externas como sensibilidade a commodities, moeda e juros.
  • O SONAR é uma ferramenta extremamente útil, mas ela não deve ser usada isoladamente. É importante que o investidor avalie outras métricas, como indicadores e tendências gráficas, suportes e resistência e até fluxo, caso ele entenda do assunto. 
  • O SONAR identifica grandes posições e sua concentração. Isto não quer dizer que o ativo necessariamente vai cair ou subir, mas sim que posições relevantes foram montadas. Até grandes players com acesso a informações erram. 

Boas práticas:

Aula completa:

Time Investfy

Escrito por Investfy

AutorComentaristaPrimeiro LoginPrimeiro ComentárioPrimeira contribuiçãoLeitor

O QUE VOCÊ ACHOU?

Deixe um comentário

5 Comentários