em

Vieses comportamentais: Efeito posse.

O termo “endowment effect”  foi introduzido pelos economistas comportamentais Richard Thaler, Daniel Kahneman e Jack Knetsch em suas pesquisas sobre como as pessoas tomam decisões econômicas que desafiam a teoria econômica tradicional.

O “endowment effect” (efeito posse) é uma visão cognitiva observada na psicologia e economia comportamental onde as pessoas atribuem um valor maior as coisas simplesmente porque já as possuem. Este viés faz com que os indivíduos se apeguem emocionalmente a algo que possuem e, consequentemente, superestimem o seu valor em comparação ao valor que atribuiriam ao mesmo objeto se não o possuíssem.

Características do Efeito Posse

Superavaliação do ativo possuído: As pessoas tendem a exigir um preço mais alto para vender um ativo que possuem do que estariam dispostas a pagar para adquiri-lo.

Resistência à Troca: O indivíduo demonstra relutância em trocar o ativo que possui por outro que ofereça um melhor “upside”.

Apego Emocional: O apego emocional aos ativos possuídos pode influenciar a percepção de seu valor, dificultando decisões racionais de venda ou troca.

No mercado de financeiro, o investidor pode se apegar a ações e/ou a operação que possui, mantendo-as mesmo quando é financeiramente prudente vendê-las, devido ao valor emocional atribuído.

Implicações do Efeito Posse

O efeito posse pode levar a decisões econômicas irracionais, afetando o investidor. Como, por exemplo, o investidor reduzir seu lucro na operação ao recusar-se a encerrar a operação com o lucro já conquistado e, por óbvio, também pode enfrentar perdas ao não se desfazer de ativos subvalorizados devido ao apego emocional que tem por eles.

Como evitar (ou pelo mesmo tentar) o Efeito Posse

Conscientizar-se do efeito posse é o primeiro passo para mitigá-lo.

Tentar avaliar os ativos maneira objetiva, usando dados de mercado e análises técnicas e fundamentalistas, pode ajudar a reduzir o impacto emocional.

Buscar a opinião de terceiros, como um grupo de investidores parceiros e principalmente de opinião contraria, pode fornecer uma perspectiva mais imparcial.

Imaginar cenários onde você não possui o ativo ou até mesmo esta do outro lado contrario da operação pode ajudar a ter uma melhor perspectiva do real valor do ativo.

Entender o efeito posse e suas implicações e saber identifica-lo pode ajudar a tomar decisões financeiras mais racionais e assertivas.

Iniciante Observador

Escrito por Lucas Ferreira

Primeiro LoginPrimeiro ComentárioLeitorPrimeira contribuição

O QUE VOCÊ ACHOU?

Deixe um comentário

11 Comentários

  1. Tema extremamente importante que depende de uma reflexão pessoal.
    Eu sabia do meu viés de apego emocional que adquiria depois de estudar por semanas uma empresa, que mesmo de forma racional em manter o papel pela qualidade de seus fundamentos e gestão a melhor decisão era em retirar da carteira, reconhecer suas fraquezas e ter um grupo como este da investfy ajuda muito.
    Valeu Lucas